Pavilhão 24 da Feira da América (1954): uma abordagem biográfica

Autores

  • Pablo Federico Bianchi Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) -Instituto de Ciencias Humanas, Sociales y Ambientales (INCIHUSA) - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) https://orcid.org/0000-0001-9941-3881

DOI:

https://doi.org/10.22320/07196466.2022.40.061.07

Palavras-chave:

exposições internacionais, edifícios históricos, arquitetura efêmera, trajetórias profissionais, arquitetura de poder

Resumo

Realizada durante a segunda presidência de Juan Domingo Perón em Mendoza, a Feria de América (1954) foi uma mostra continental que buscou promover as produções regionais e fortalecer as relações comerciais e internacionais da Argentina com os países vizinhos, além de ser elogiada como um evento de atração de visitantes e da população local. Da mesma forma, destacou-se como espaço de competição internacional, uma vez que foram apresentados a concurso stands de indústrias, câmaras empresariais e de comércio. Concebidos como elementos de arquitetura efêmera, os pavilhões projetados para a Feira levantaram os preceitos disciplinares típicos de sua época. Pesquisas recentes têm procurado dar conta da relevância histórica e simbólica deste evento para a região; bem como os debates disciplinares que, em torno da Arquitetura e do Design, provocaram este encontro internacional. Nesse contexto, o artigo visa abordar o caso do único testemunho material da Feira que permanece de pé, a partir de uma leitura crítico-analítica da documentação do projeto e da obra como portadora de mensagens, considerando as trajetórias profissionais dos agentes técnicos envolvidos em sua ideação e materialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Pablo Federico Bianchi, Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) -Instituto de Ciencias Humanas, Sociales y Ambientales (INCIHUSA) - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

Doctoral Fellow CONICET - Faculdade de Engenharia

Referências

ARTICARDI, J. (2016). Dilemas modernos: el proyecto urbano en Montevideo y la costa balnearia. Montevideo: Ediciones Universitarias.

BELINI, C. (2009). La industria peronista. Buenos Aires: Edhasa.

BÓRMIDA, E. (2012). Pabellón 24. Ministerio de Obras Públicas de la Nación. Vestigio visible. En Quiroga, W. (Ed.), Feria de América: vanguardia invisible (pp. 212-225). Mendoza: Fundación del Interior.

BOURDIEU, P. (1999). Razones prácticas. Sobre la teoría de la acción. Barcelona: Anagrama.

CIRVINI, S. A. (2004). Nosotros los arquitectos: campo disciplinar y profesión en la Argentina moderna. Fondo Nacional de las Artes. Mendoza: Zeta.

Curriculum vitae Luis María Bianchi (14/11/2015). Programa IBERARCHIVOS-ADAI. CEDODAL

Recuperado de en https://issuu.com/cedodal/docs/arqs1-lmb3-cv_luis_maria_bianchi

ECO, U. (1986). La estructura ausente. Madrid: Ed. Lumen.

El progreso de Buenos Aires reclama un gran Aeropuerto (01/12/1943). Crítica, Buenos Aires, s.p. Recuperado de https://issuu.com/cedodal/docs/arqs1-lmb1-diario_cr__tica-01-12-43

FIORITO, M. (2012). El ejercicio del arquitecto en la administración pública: la Dirección General de Arquitectura (1933-1944). II Jornadas de Investigadores en formación: Reflexiones en torno al proceso de investigación. Instituto de Desarrollo Económico y Social-IDES. Ciudad Autónoma de Buenos Aires

FLORES, J. J. (18 de mayo de 2014). Una postal de la ciudad. Ecos Diarios, Necochea.

GERCHUNOFF, P. Y ANTÚNEZ, D. (2001). De la bonanza peronista a la crisis de desarrollo. En Torre, J. C. (Dir.). Nueva Historia Argentina. Tomo VIII: Los años peronistas (1943-1955) (pp. 125-205). Buenos Aires: Sudamericana.

JAJAMOVICH, G. (2011). Arquitectos proyectistas y transición democrática. Anales del Instituto de Arte Americano e Investigaciones Estéticas «Mario J. Buschiazzo», 41(2), 203-212.

LIERNUR, J. (2001). Arquitectura en la Argentina del siglo XX. La construcción de la modernidad. Fondo Nacional de las Artes. Buenos Aires: Artes gráficas Corin Luna.

LIERNUR, J. F., ALIATA, F., CRISPIANI, A. Y SILVESTRI, G. (2004). Diccionario de Arquitectura en la Argentina. Buenos Aires: AGEA.

MONTAÑA, E. (2008). Las disputas territoriales de una sociedad hídrica. Conflictos en torno al agua en Mendoza, Argentina. Revibec: Revista de la Red Iberoamericana de Economía Ecológica (9), 1-17.

Pabellón Argentino (1970, marzo). Nuestra Arquitectura (463), 35-37.

PINTUS, A. H. G. (2014). Postales suburbanas. Arquitectura y suburbios residenciales en Argentina (1910-1940). Arquitectura, 8(3), 64-80.

PIOVANI, J. I. (2010). La observación. En Marradi, A.; Archenti, N. y Piovani, J. I., Metodología de las Ciencias Sociales (pp. 191-202). Buenos Aires: Emecé.

QUIROGA, W. (2012). Feria de América: vanguardia invisible. Mendoza: Fundación del Interior.

QUIROZ, R. (s.f.). Quiroz, Roberto. Moderna Buenos Aires. Recuperado de https://www.modernabuenosaires.org/arquitectos/roberto-quiroz

RAFFA, C. (dir.) (2017). Arquitectos en Mendoza. Biografías, trayectorias profesionales y obras (1900-1960). TOMO 1, IHA-FFyL-UNCUYO. Ediciones Biblioteca Digital UNCUYO. Recuperado de https://bdigital.uncu.edu.ar/9327

RAFFA, C. (2018) Turismo social: entres simbolismos y materializaciones. En Raffa, C., Hirschegger, I., Ortega, L., Cremaschi, V., y Durá Gúrpide, I., Proyectos y concreciones: obras y políticas públicas durante el primer peronismo en Mendoza 1946-1955 (pp. 172-197). Mendoza: Universidad Nacional de Cuyo. Secretaría de Ciencia, Técnica y Posgrado. Recuperado de https://bdigital.uncu.edu.ar/11476

RAFFA, C. (Dir.) (2019). Arquitectos en Mendoza. Biografías, trayectorias profesionales y obras (1961-1972). TOMO 2, IHA-FFyL-UNCUYO. Ediciones Biblioteca Digital UNCUYO. Recuperado de http://bdigital.uncu.edu.ar/13376

RAFFA, C. Y CIRVINI, S. (2013). Arquitectura moderna: autores y producción en Mendoza-Argentina (1930-1970). Arquitecturas del Sur, 31(43), 34-47. Recuperado de http://revistas.ubiobio.cl/index.php/AS/article/view/762

RAFFA, C. Y MARCHIONNI, F. (2011). El patrimonio efímero y la representación del trabajo: pabellones de exposiciones y escenarios vendimiales en Mendoza (Argentina), 1950-1955. Anales 9º Seminario DOCOMOMO Brasil. Recuperado de https://docomomo.org.br/wp-content/uploads/2016/01/004_M27_OR-El-patrimonio-efimero-y-la-representacion-del-trabajo-ART_cecilia_raffa.pdf

SAUTU, R., BONIOLO, P., DALLE, P. Y ELBERT, R. (2005). Manual de metodología. Buenos Aires: CLACSO (Campus Virtual).

STAKE, R. E. (1998). Investigación con estudio de casos. Madrid: Ediciones Morata.

TORRE, J. C. Y PASTORIZA, E. (2001). La democratización del Bienestar. En Torre, J. C. (Dir.). Nueva Historia Argentina. Tomo VIII: Los años Peronistas (1943-1955) (pp. 257-312). Buenos Aires: Sudamericana.

Tres casas suburbanas (1945, marzo). Nuestra Arquitectura (188), 82-91.

Verde, R. (2002). Brutalismo, Escola Paulista: entre o ser e o não ser. Porto Alegre: ARQTEXTO, 2(1), 6-31.

WAISMAN, M. (1993). El interior de la Historia. Historiografía Arquitectónica para uso de Latinoamericanos. Bogotá: Escala.

ZEVI, B. (1998). Saber ver la arquitectura. Ensayo sobre la interpretación espacial de la arquitectura. Barcelona: Ediciones Apóstrofe.

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Bianchi, P. F. (2022). Pavilhão 24 da Feira da América (1954): uma abordagem biográfica. ARQUITECTURAS DEL SUR, 40(61), 102–117. https://doi.org/10.22320/07196466.2022.40.061.07