Arquitetura pública: o primeiro Terminal Rodoviário estadual de Mendoz (Argentina, 1969-1972)
DOI:
https://doi.org/10.22320/07196466.2022.40.062.05Palavras-chave:
rodoviárias, pré-fabricação, edifícios para transporte, arquitetura pública, capitaisResumo
As arquiteturas de transporte e mobilidade tiveram entre os anos de 1960 e
1970 um período de profusa execução na Argentina, impulsionado por um contexto político que defendia o desenvolvimento em todas as suas formas. Foram utilizados programas e tecnologias inovadoras em uma tipologia que impôs desafios em termos de resolutividade para os profissionais da época. Entre as inúmeras obras construídas no país,o presente artigo destaca o projeto doTerminal Rodoviário de Mendoza,um dos primeiros construídos em uma capital provincial que, planejado em 1964, foi inaugurado em 1972, após um curto período de construção. A partir da consulta de publicações técnicas da época, documentação gráfica do projeto, imprensa, obra governamental e uma entrevista com o principal idealizador da obra, este texto em chave histórica busca deter-se nas particularidades da concepção e execução deste marco urbano, reflexo local do grau de progresso em termos de tecnologia e técnicas de construção; bem como da capacidade executiva do Estado provincial.
Downloads
Referências
AUYERO, J. y HOBERT, R. (2007). "¿Y esto es Buenos Aires?" Los contrastes del proceso de urbanización. En Daniel James (2003) (Dir.), Violencia, proscripción y autoritarismo (1955-1976) (pp. 213-244), Colección Nueva Historia Argentina, tomo 9. Buenos Aires: Sudamericana.
BALLENT, A. (2005). Kilómetro cero: la construcción del universo simbólico del camino en la Argentina de los años treinta. Boletín del Instituto de Historia Argentina y Americana Dr. Emilio Ravignani, (27), 107-136.
BIANCHI, P. (2022a). Arquitectura para el turismo en Mendoza (1884-1955): lectura histórica y análisis de sus representaciones sociales. Tesis doctoral (inédita). Universidad de Mendoza.
BIANCHI, P. (2022b, 22 de abril). La terminal de ómnibus de la CITA. Los Andes. Recuperado de https://www.losandes.com.ar/arquitectura/la-terminal-de-omnibus-de-la-cita/
CARSEN, M. V. y GARCÍA BOSIO, H. (2020). Desarrollismo y diseño institucional de la Alianza para el Progreso en Argentina. Revista Historia, 27(1), 190-211.
COSTA, C. (2016). Role of the State in interventions around an underwater tunnel. A case study of the “Túnel Subfluvial” (Argentina). NALARs, 15(3), 33-42.
COSTA, C. (2020). Arquitectura e infraestructura para el desarrollo en Argentina (1960–1975): un abordaje desde la industria, energía y conexiones territoriales. ARQUISUR, 10(18), 92 – 105.
El año de la decisión (10 de noviembre de 1972). Diario Mendoza, 2-23.
GIMÉNEZ PUGA, F. (1940). Guía General de Mendoza. Buenos Aires: Kraft.
Gobierno de la Provincia de Mendoza (1971). Mendoza en marcha. Un año de gobierno 1970-1971. Dirección de Difusión. Mendoza: Imprenta Oficial.
GUTIÉRREZ, A. (2012) ¿Qué es la movilidad? Elementos para reconstruir las definiciones básicas del campo del transporte. Bitácora, 21(2), 61 - 74.
JÁUREGUI, A. (2015). El CONADE: organización y resultados (1961–1971). Anuario IEHS, (29&30), 141–158.
La terminal de ómnibus de Mendoza (marzo, abril, 1976). SUMMA, Número especial (99), 50-53.
Ley 3832. Boletín Oficial, 17 de julio de 1972. Recuperado de Estación terminal de ómnibus Mendoza
LIERNUR, J. (2001). Arquitectura en la Argentina del siglo XX. La construcción de la modernidad. Fondo Nacional de las Artes. Buenos Aires: Artes gráficas Corin Luna.
MOYANO, R. (1997). El transporte público de pasajeros. En Lacoste. P. (comp.), Mendoza, historia y perspectivas. Aporte para el estudio de una ciudad fundada en 1561 (pp. 209-216), Mendoza: Diario UNO.
MÜLLER, L. y PARERA, C. (2016). Arquitecturas de sistemas y programas sociales en la Argentina desarrollista: Del optimismo a lo posible. Arquitectura del Sur, 34(49), 32-41.
MÜLLER, L., SHMIDT, C. y PARERA, C. (Eds.) (2018). Arquitectura, Tecnología y Proyecto: obras públicas e infraestructura urbana y territorial en Argentina (1955-1971). Santa Fe: UNL, 2018. Recuperado de https://fadu.web1.unl.edu.ar/pictarquitectura2013/
MÜLLER, L., SHMIDT, C. y PARERA, C. (2020). Arquitectura, tecnología y proyecto: obras públicas e infraestructura urbana y territorial en Argentina: 1955–1971. Santa Fe: UNL.
NUÑES, I. y ORTEGA, A. (2016). El desarrollismo y los ferrocarriles. Un análisis de las políticas implementadas en Argentina y Brasil durante los gobiernos de Frondizi y Kubitschek (1956-1962). Recuperado de http://www.economicas.uba.ar/wp-content/uploads/2016/03/Presentaci%C3%B3n-N%C2%BA-13-Ortega-Nunes.pdf
OLGUÍN, G. (2022). Comunicación personal, 11 de mayo de 2022.
PIGLIA, M. (2019). Autos, rutas y turismo: el Automóvil Club Argentino y el Estado. Buenos Aires: Siglo XXI.
RAFFA, C. (Dir.) (2017). Arquitectos en Mendoza. Biografías, trayectorias profesionales y obras (1900-1960). Tomo 1, Mendoza: IHA-FFyL-UNCUYO. Recuperado de https://bdigital.uncu.edu.ar/9327
RAFFA, C. (Dir.) (2019). Arquitectos en Mendoza. Biografías, trayectorias profesionales y obras (1961-1972). Tomo 2. Mendoza: IHA-FFyL-UNCUYO. Recuperado de https://bdigital.uncu.edu.ar/fichas.php?idobjeto=13376
RAFFA, C. (2020). Lo local en la construcción de una Historia de la Arquitectura nacional: Mendoza como caso de estudio. En: Carbonari et al., Historia local y regional: balances y agenda de una perspectiva historiográfica, Río Cuarto: UniRío Editora, 127-153.
RAFFA, C. y LUIS, N. (2020). Caminos para el turismo y la producción. La acción de la Dirección Provincial de Vialidad en Mendoza (1933-1943). Coordenadas. Revista de Historia Local y Regional, 7(2), 146-172.
SHMIDT, C. (2014) Notas sobre el impacto de las ideas de posguerra en las transformaciones del aula escolar en América Latina. El caso argentino, 1957-1967. Revista de Arquitectura, 2(2), 22-28.
SHMIDT, C. (2016). Would this be of your interest? Los seminarios de Banham en Argentina y el debate sobre el control ambiental en 1968. Bitácora, (33), 118-125.
SCHERE, R. (1983). Las Estaciones de Ómnibus de Mediano Tamaño. Trama, (7), 21-31.
SCHERE, R. (1985). Una reflexión acerca de las estaciones de ómnibus en ciudades argentinas. Summa Temática, (1), 48-51.
TARTARINI, J. (2000). Arquitectura ferroviaria. Buenos Aires: Ed. Colihue.
ZUNINO SINGH, D., GRUSCHETSKY, V y PIGLIA, M. (Coord.) (2021). Pensar las infraestructuras en Latinoamérica. Buenos Aires: Teseo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cecilia Beatriz Raffa, Pablo Federico Bianchi-Palomares
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
O conteúdo dos artigos publicados em cada número da Arquitectura del Sur, é de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam necessariamente o pensamento, ou compartem a opinião da Universidade de Bío-Bío. Os autores têm seus direitos autorais conservados, e garantiram à revista o direito de primeira publicação e difusão de sua obra. A publicação do artigo na Arquitectura del Sur estará sujeita à Licencia de Reconocimiento de Creative Commons CC BY-SA isso permite que outros se Adaptem: remixam, transformam e constroem o material para qualquer finalidade, inclusive comercialmente, Compartilhe: copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato, desde que a autoria e a primeira publicação desta revista sejam reconhecidas, citando-a corretamente , bem como suas novas criações estão sob uma licença com os mesmos termos.