50 anos formando profissionais de excelência: Os pla nos de estudo da Escola de Arquitetura, Universidade del Bío-Bío (1969-2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22320/07196466.2019.37.056.01

Palavras-chave:

Formação profissional, arquitetura, planos de estudos, programas, Bío-Bío

Resumo

O artigo apresenta a trajetória do curso de Arquitetura da UBB desde sua criação até a atualidade através dos oitos planos de estudo que marcaram a formação de distintos grupos professionais egressos desta escola. A metodologia explorou a documentação existente em arquivos desde sua ideologia fundadora à atualidade, também revisou os acordos que definiram o perfil de egresso e que identificam o arquiteto UBB, a construção dos planos de estudo, das grades curriculares, e analizou a trajetória de alguns dos professores que materializaram em classe esses processos de ensino em correspondência com os acontecimentos nacionais e locais da época. Justamente, quando esta Escola completa 50 anos de trajetória formando profissionais arquitetos de grande perstigio nacional, esta incursão por seus modelos pedagógicos reafirma o merecido terceiro lugar que lhe foi concedido entre os cursos de arquitetura do país e revalida a acreditação internacional outorgada pela Royal Institute of British Architects (RIBA) desde 1991.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Flavio Valassina-Simonetta, Universidad del Bío-Bío, Depto. Diseño y Teoría de la Arquitectura,

Docente, Departamento de Diseño y Teoría de la Arquitectura

fvalassi@ubiobio.cl

Referências

(1982). Definición de las metas, objetivos y perfil de los Módulos Básico, Medio y Avanzado del programa de Arquitectura. Concepción: Dirección de Escuela de Arquitectura, Universidad del Bío-Bío.

(1989). Segundas Jornadas de estudio crítico en torno a la enseñanza de la Arquitectura. Concepción: Dirección de Escuela de Arquitectura, Universidad del Bío-Bío.

Beneitone, P., Esquetini, C., González, J., Marty Maletá, M., Siufi, G., Wagenaar, R. (2007). Reflexiones y Perspectivas de la Educación Superior en América Latina Informe final- Proyecto Tuning- América Latina 2004-2007. Bilbao: Universidad de Deusto.

Aptecar González, B. (1984). Breve reseña sobre la Escuela de Arquitectura. Concepción: Dirección de Escuela de Arquitectura, Universidad del Bío-Bío. Comisión Nacional de Acreditación (2015). Glosario de términos complementarios criterios de acreditación de pregrado. Recuperado de https://www.cnachile.cl/Documentos%20de%20Paginas/Glosario%20Pregrado.pdf

Decreto N° 1221. Santiago, 10 de julio de 1969.

Goycoolea Infante, R. (2017). Escuela de Arquitectura. UBB desde la memoria. Concepción: Ediciones Universidad del Bío-Bío.

Goycoolea Infante, R. y Lobos Lápera, V. (1976). Reglamento de Créditos Facultativos. Concepción: UTE.

Lobos Lápera, V. (s/f). Memoria Explicativa del Plan de estudios de Arquitectura. Concepción: Documento interno de la Escuela de Arquitectura, Universidad Técnica del Estado.

Meissner, E. (1984). La configuración espacial sobre estructuras configuradoras y espacios configurados. Concepción: Universidad del Bío-Bío.

Maissner, E. (2003). Teoría del signo en Arquitectura (Charlas de Nottingham). Concepción: Universidad de Concepción.

Muñoz, M. D. (c. 1985). Premios Nacionales de Arquitectura, 1969-1985. Concepción: Facultad de Arquitectura y Construcción, Universidad del Bío-Bío.

Shapira, A. (Ed.) (1969). Nueva escuela de arquitectura: Concepción, AUCA (16), 4.

Valassina Simonetta, F. (1987). Definición de los Módulos Básico, Medio y Avanzado y la Licenciatura del programa de Arquitectura (18 de noviembre). Concepción: Facultad de Arquitectura y Construcción, Universidad del Bío-Bío.

Vélez González, S. (coord.) (2013). Educación Superior en América Latina: Reflexiones y Perspectivas en Arquitectura (2013). Bilbao: Universidad de Deusto.

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Valassina-Simonetta, F. (2019). 50 anos formando profissionais de excelência: Os pla nos de estudo da Escola de Arquitetura, Universidade del Bío-Bío (1969-2014). ARQUITECTURAS DEL SUR, 37(56), 06–27. https://doi.org/10.22320/07196466.2019.37.056.01